Empreendedores e o Direito Trabalhista
Como evitar Ações Trabalhistas
Por fim, menciona-se mais algumas maneiras de se prevenir das ações trabalhistas:
Crie um “estatuto de condutas” para sua empresa, tratando de questões como regras de conduta, tempo de tolerância de atrasos, fixação prévia de horários de trabalho, preenchimento e compensação de banco de horas, dentre outras;
Saiba todos os acordos e convenções de trabalhado firmados pelos sindicatos da área de atuação da empresa e da categoria que se enquadra o empresário;
Pague corretamente as horas extras ou faça a compensação por meio do banco de horas em até um ano (ou dentro do tempo estabelecido pelos sindicatos);
Guarde todos os comprovantes, tais como: pagamento de salários, horas extras, férias, FGTS, INSS e vale-transporte;
Em caso de prestação de serviços por autônomos, faça contratos que descaracterize a relação empregatícia;
E como dica de ouro:
Bo a conduta com os seus funcionários, sempre com muito respeito e consideração, inclusive quando for demiti-los.
São maneiras eficientes para evitar processos trabalhistas, pois é comum o empregado não processar a empresa quando sente-se valorizado e, principalmente, respeitado pelo seu ex-patrão.
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